segunda-feira, 26 de julho de 2010

Creative Commons - BY NC ND

Alguns posts perderam sua relevância (ou imagem) com passar do tempo. Ficou curioso? Clique no link da postagem e confira.

Tenho certeza que nem todos repararam neste ícone abaixo que sempre fica no sidebar...

...alguns devem ter lido, mas outros nem imaginam o que ele significa. Trata-se do nível de licenciamento do Creative Commons que o Tiras do Euricéfalo segue, o BY NC ND, ou (traduzindo) "Atribuição / Uso não-comercial / Vedada a criação de obras derivadas". Mais detalhes abaixo, ou clique em qualquer uma das duas imagens.

Simples, não? Eu nunca fui contra que outras pessoas publicassem minhas tiras por aí pela internet, acho que nós (os cartunistas de webcomics) estamos aqui para isso mesmo, quanto mais divulgação melhor; mesmo que não façam links, nossas tiras normalmente tem o endereço do site.
Mas...
Ultimamente tenho recebido inúmeras "homenagens" e "crossovers" com desenhos meus totalmente copiados, muitas vezes copiados e alterados. Não gosto disso e sou contra! No caso das homenagens, acho muito mais conveniente as homenagens feitas 100% pelos fãs. E, no caso dos crossovers, bom, crossover desta forma nem mesmo chega a ser um crossover, é uma ofensa. Sempre digo: "Quer fazer um crossover? É só pedir (por e-mail)! Se a ideia for boa a gente faz!"
E por último, mas não menos importante, a regra de Uso Não-Comercial. Por mais incrível que pareça, já fui vítima disto também...

Um comentário:

A seção de comentários é para comentar, não é o grande outdoor de anúncios gratuitos. Respeite!
Pedidos de parceria são aceitos, propagandas não.