domingo, 12 de setembro de 2010

Grandes Mentes Pensam Igual

Alguns posts perderam sua relevância (ou imagem) com passar do tempo. Ficou curioso? Clique no link da postagem e confira.

Vocês se lembram daquela tira d'A Bela Adormecida que eu fiz e que logo em seguida me deparei com uma piada igualzinha no programa Comédia MTV? Naquela época eu acreditava mesmo que talvez tivessem me copiado, hoje em dia eu acredito que foi pura coincidência.
Sempre me deparo com tiras (de outros cartunistas/blogs) parecidas com as minhas. Interessante é que algumas foram feitas depois de mim e algumas foram feitas antes de mim... Então, o que devo pensar?
Eu me declaro "inocente", eu não copiei ninguém. Se eu tenho certeza que eu não copiei a tira de ninguém, mas a ideia é muito parecida com a tira de outro cartunista, devo então acreditar que os outros cartunistas também não me copiaram, que a ideia é parecida e pronto. Concluí que tais ideias vêm de um lugar comum, afinal, não seria impossível duas pessoas diferentes terem a mesma ideia, já que vivemos no mesmo país, falamos a mesma língua, temos cultura similar, etc.
A seguir, alguns exemplos destas coincidências, cliquem em qualquer tira para ver o post original (obs.: certas tiras foram adaptadas para melhor visualização):

Tiras do Euricéfalo (01/07/2008)



Tiras do Etcétera (05/08/2010)


Neste caso eu acredito que foi pura coincidência.

Tiras do Euricéfalo (17/05/2008)



Tiras TRLS (24/08/2010)



Entrando nas Tiras (19/08/2010)



Tiras do Euricéfalo (28/08/2010)


Fiz esta tira porque horário eleitoral é uma palhaçada mesmo, mas fiquei surpreso em ver que o Ari Neto (Entrando Nas Tiras) já tinha feito praticamente a mesma piada.

Tiras do Euricéfalo (01/02/2009)



Na Onda do LeRoGiu (15/04/2009)


Bom, neste caso é diferente, eu pensava que o Leandro (Na Onda do LeRoGiu) tivesse lido minha tira, e criado em um final alternativo (notem a semelhança da roupa prateada, as ombreiras e aos óculos 3D da meu viajante temporal), mas acabei descobrindo que foi coincidência, mas uma senhora coincidência.

[ATUALIZADO] O Manolo Kenji me lembrou destas duas...:

Tiras do Euricéfalo (18/08/2009)



Manolo Kenji (16/08/2010)


...que de modo algum chega a ser imitação. Nós dois tivemos a "brilhante" ideia de pegar uma piada velha e transformá-la em algo novo, diferente.

Visitem:

16 comentários:

  1. Se eu observo o fato engraçado da vida real, calculo um bom timing, um bom argumento e transcrevo isso para um papel (ou desenho no computador, que seja), sim, eu criei uma piada!

    Mas...

    Pode ser que alguém já tenha pensado em uma piada parecida, é este o ponto que eu quero chegar!

    ResponderExcluir
  2. Essa tira do Leandro só teve de parecido com a sua, o fato de que uma pessoa do futuro visita o seu antepassado. Não acredito que o autor desta tira tenha copiado a sua ideia, pois em sua tira o homem futurista nem menciona o fato de ser neto de seu antepassado. Pode ter sido uma feliz coincidência.
    E as outras nem penso em plágio, pois as ideias são iguais, mas os roteiros e os desenhos são diferentes, por isso esses autores podem, sim, ter lido a sua tira e como referência criado outra.
    Seja para homenagear-lo, seja para imita-lo.

    ResponderExcluir
  3. Tá bom então, D@nil.B, mas me diz onde está escrito que no futuro as pessoas vão usar roupas prateadas com ombreiras e óculos 3D?

    Presta atenção, por favor!

    ResponderExcluir
  4. putz, eu lembro da tira que eu tava fazendo do "não e nem eu", daí depois você me lembrou da tira que você tinha feito algo parecido .-.

    ResponderExcluir
  5. Verdade, Kenji, isso com certeza é um coincidência, pois qualquer um pode criar variações de uma piada tão conhecida!

    ResponderExcluir
  6. Ih, é mesmo (não prestei atenção a este detalhe)!
    Mas Leandro pode ter lido sua tira e ter tido uma ideia diferente, usando esta roupa só como referência.
    Ou pode ter sido só coincidência, mesmo (se bem que eu acredito mais na 1ª possibilidade).

    ResponderExcluir
  7. pô, mas eu achei a primeira tira parecida demais :x
    pode ser que seja só coincidencia mesmo, mas poxa, até a posição dos personagens tá bem parecida o_o'

    ResponderExcluir
  8. Ei cara, te passei uma corrente:
    http://www.stickfobia.com/2010/09/corrente-9-coisas-sobre-mim.html \o

    ResponderExcluir
  9. Muito muito bom meeesmo! Levei teu banner pro meu blog! Vou voltar sempre! Adoro tiras!

    ResponderExcluir
  10. as vezes é só uma piada de tempo de vó que os dois adaptaram por isso que fica parecido!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. belo post, e pro daniel "eu fiz uma viagem ao tempo para ajudar meu VOVÔ a escolher a melhor faculdade dele"

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o festival de tirinhas XD

    Realmente tem umas tirinhas que dão coencidências de idéias, outras são plágios descarados, ou ainda, duas pessoas fazem em tiras adaptações de uma mesma piada escrita.

    ResponderExcluir
  13. Gente, se eu falar que não li a do euricéfalo, e se alguém falar ao contrario não vão acreditar em mim...
    Eu tenho um caderno, onde guardo todas as tiras que já pensei em fazer e já fiz, e tem essa tira lá até cito a visual do cara, só que ele não tinha o óculos 3d, daí, tirei a idéia do óculos vendo um episódio do BOB ESPONJA.. juro mesmo, nem tinha visto essa tira do eurícéfalo, eu era parceiro do euricéfalo, mas não eu um leitor que lia as tiras diarias, via uma vez por semana e olhe lá... juro mesmo, ficou arrepiado quando vi essa tira e a do euricéfalo...
    adorei tes te porto... COINCIDÊNCIA OU PLAGIO?

    ResponderExcluir
  14. Caraca, Leandro!! É de arrepiar a coluna mesmo! rs

    Acho que é um sinal, no futuro todos vão mesmo usar óculos 3D!

    ResponderExcluir
  15. Realmente, no filme do bob esponja ele aparece com oculos 3d e se nao me engano uma roupa de mago eu acho, e comeca a cantar o remix rock'n'roll da musica do amendobobo.
    Pois eh.

    ResponderExcluir

A seção de comentários é para comentar, não é o grande outdoor de anúncios gratuitos. Respeite!
Pedidos de parceria são aceitos, propagandas não.