sexta-feira, 12 de março de 2010

Descanse Em Paz, Glauco!

Alguns posts perderam sua relevância (ou imagem) com passar do tempo. Ficou curioso? Clique no link da postagem e confira.


Eu não era muito fã de seu trabalho, mas reconheço a sua importância. Glauco, um dos cartunistas mais famosos do Brasil, foi assassinado em sua casa, junto com seu filho Raoni, vítimas de um assalto (ou tentativa de sequestro).
Li muito Glauco nos anos 90. Seu traço era muito simplório, quase infantil, mas ninguém fazia piadas tão diretas quanto ele. Lembro-me da clássica revista do Geraldão e de suas tirinhas no jornal (como as da Dona Marta), numa época de ouro, quando (além dele) tínhamos Angeli, Laerte e Fernando Gonsales diariamente na Folha de São Paulo. Lembro-me bem que naquela época a grana era curta e mesmo assim eu comprei o especial gigante dos Los 3 Amigos, tal revista que um dia um colega meu me pediu emprestado e nunca mais devolveu. "Fiduma"... Lembro que essa galera (mais Luiz Gê, Newton Foot, Adão Iturrusgarai, entre outros, praticamente toda a nata do cartunismo brasileiro da época) participou dos roteiros das primeiras temporadas da fodástica TV Colosso, eu já era meio grandinho, e por isso mesmo eu adorava, pois sabia muito bem quem era o pessoal que estava escrevendo aquele material, prestava muito atenção nas piadas, e acabava gostando muito mais do programa em si do que dos desenhos animados que passavam nele. Já não fazem programas como esse, tsc, tsc. Lembro até que seu Casal Neuras virou um quadro hilário da TV Pirata, protagonizado por Luís Fernando Guimarães e Louise Cardoso, muito bom.
Descanse em paz, Glauco, deixará saudades!

4 comentários:

  1. eu vi a noticia mas ja li muitas tiras mas nunca notei quem era o autor...

    ResponderExcluir
  2. Eae cara,
    Meu nome é Fábio e eu acompanho seu blog desde ante-ontem - shauhashu esperava que eu falasse "desde o primeiro dia" ? shauausah, desculpe mas n ( e pq so fui ver ele ante de antes de ontem) - e gostei muito dele mt mesmo

    tanto que eu ate criei o meu inspirado no seu...

    www.hq-daminhavida.blogspot.com

    Parceria pf? Vlw

    e obs.: Minhas tiras sao feita no photoshop ao contrario do seu, pq eu ja nao sei desenha direito nem no photshop q dira no paint -

    obs².: meu blog foi criado ontem entao tem mttttttt a desenvolver
    e preciso de sua ajuda se puder =/ add msn bio_trust@hotm....

    blz??

    abraçaoo e eu gosto mt de suas tira uhsauhsauhasuhashu

    flw

    ResponderExcluir
  3. DOna Marte era a melhor, em minha opinião. A maioria eu não conheço. Eu não era assim tão grandinho na época da tv colosso, então adorava tanto o Pricila e os 382 Gilmares quanto os desenhos =D

    ResponderExcluir
  4. Se o Mauricio de Sousa morro também! Pôxa, só quando eles se tornam famosos que começam a invejá-los!

    ResponderExcluir

A seção de comentários é para comentar, não é o grande outdoor de anúncios gratuitos. Respeite!
Pedidos de parceria são aceitos, propagandas não.