Alguém explica ao azulzinho que "Maria é eu" equivaleria a "Eu é Maria" =) por isso que não se adequa. Gostei da tira, as da língua portuguesa são as minhas favoritas, já que sou fã desse maravilhoso idioma e todo mundo me acha chata porque eu presto mais atenção nos erros que a pessoa comete enquanto fala do que no que ela fala afinal.
Mas por que inverter a frase faz sentido? Digamos, o sujeito da frase é "MARIA", e o predicado é "SOU EU". Se eu quisesse escrever "EU SOU MARIA" eu escreveria, mas não é o caso, eu quero escrever "MARIA SOU EU". Se "MARIA" é o sujeito, por que o verbo fica em primeira pessoa? Não faz sentido! A língua portuguesa é considerada por muitos como a mais difícil de todas, não me adimira!
Dupla negação (ou concordância negativa) é a propriedade que algumas línguas têm de permitirem a ocorrência de mais de um operador negativo numa mesma frase, sem que por isso o enunciado passe a ser interpretado como positivo. Este é o caso de: "Eu não vi ninguém!" dando-se ênfase ao fato de que ninguém foi visto.
No outro caso: " Maria sou eu " , o sujeito da frase NÃO é "Maria" e sim "eu", portanto o verbo deve ser escrito na 1ª pessoa. Apenas a frase não foi escrita na forma direta ( sujeito, verbo, complemento). Lembra do Yoda de StarWar ? Ele só fala na forma indireta: " Fica abraço aqui grande para ti." Parabéns pelo blog! Murilo
QUEM SOU EU? Bom, clique aqui! E-MAIL: Elogios? Críticas? Chuva de pétalas de rosas? Ovos podres? Palavras de carinho? Palavras de baixo calão? Qualquer coisa que você queira falar sobre as TIRAS DO EURICÉFALO, escreva para tirasdoeuricefalo@gmail.com e, se for possível, responderei com prazer... ou com bala!! PARCERIA: Quer fazer parceria? Leia o "regulamento" aqui! TWITTER: Para quem quiser me seguir, no Twitter eu sou o @Euricefalo, mas sinceramente não "tuíto" quase nada. GOOGLE +: Fale comigo no Google +. FACEBOOK: Fale comigo no Facebook ou clique em curtir. Veja também a galeria de FanArts.
Alguém explica ao azulzinho que "Maria é eu" equivaleria a "Eu é Maria" =) por isso que não se adequa. Gostei da tira, as da língua portuguesa são as minhas favoritas, já que sou fã desse maravilhoso idioma e todo mundo me acha chata porque eu presto mais atenção nos erros que a pessoa comete enquanto fala do que no que ela fala afinal.
ResponderExcluirMas por que inverter a frase faz sentido?
ResponderExcluirDigamos, o sujeito da frase é "MARIA", e o predicado é "SOU EU". Se eu quisesse escrever "EU SOU MARIA" eu escreveria, mas não é o caso, eu quero escrever "MARIA SOU EU". Se "MARIA" é o sujeito, por que o verbo fica em primeira pessoa? Não faz sentido!
A língua portuguesa é considerada por muitos como a mais difícil de todas, não me adimira!
ADMIRA .. D mudo hahahaha realmente eh dificil neh :P brincadeira, seu blog eh o melhor de todos de tirinhas
ResponderExcluirBoa, "garoto da lua"! Essa realmente me escapou! (^O^)/ e como foi um erro comentado vou deixar imortalizado!!
ResponderExcluirPutz! eu vivo pensando nessa parada do "eu não sei nada", logo "eu sei algo"!
ResponderExcluirxDD
mistérios do Português! (ora pois) =D
"Eu não sei nada", "Eu não fiz nada", ora bolas, um negativo anula o outro, logo, "Eu sei algo", "Eu fiz algo"!
ResponderExcluirPenso IGUAL.
^
ResponderExcluir||
Somos três..
Se não vi ninguém, vi alguem! (?)
hAUHAUAH
Dupla negação (ou concordância negativa) é a propriedade que algumas línguas têm de permitirem a ocorrência de mais de um operador negativo numa mesma frase, sem que por isso o enunciado passe a ser interpretado como positivo.
ResponderExcluirEste é o caso de:
"Eu não vi ninguém!" dando-se ênfase ao fato de que ninguém foi visto.
No outro caso: " Maria sou eu " , o sujeito da frase NÃO é "Maria" e sim "eu", portanto o verbo deve ser escrito na 1ª pessoa. Apenas a frase não foi escrita na forma direta ( sujeito, verbo, complemento).
Lembra do Yoda de StarWar ? Ele só fala na forma indireta:
" Fica abraço aqui grande para ti."
Parabéns pelo blog!
Murilo
Na verdade nosso idioma permite, como exceção, que o verbo ser concorde com o objeto ou com o sujeito.
ResponderExcluirPenso como você euricefalo!
ResponderExcluirAté já ganhei apostas por causa da dupla negação