quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Charada nº 2

OK, OK! A primeira foi a mais fácil, a segunda é mais difícil. Eu só conheço duas pessoas que mataram esta charada. Modéstia à parte, eu sou uma delas...

Charada: Existem 4 voluntários e 4 bonés. 2 destes bonés têm uma bolinha vermelha em cima e 2 destes bonés têm uma bolinha azul em cima*. Isso é de conhecimento geral, todos os voluntários sabem do detalhe da quantidade de bonés, bolinhas e cores. Só que nenhum deles sabe (pois não viram) qual boné/bolinha foi colocado em sua própria cabeça (nem nas dos outros). Um a um, foram colocados em duas salas, não podem olhar para trás nem mexer no boné. O voluntário nº 1, só pode olhar para frente, ou seja, para nada. O voluntário nº 2, pode ver somente a cor do boné do voluntário nº1, pois não pode olhar para trás. O voluntário nº 3, pode ver o boné dos voluntário 1 e 2. O voluntário nº 4 está sozinho em outra sala. Pergunta: Se soltarmos no ar a pergunta "qual é a cor da bolinha de seu boné", se todos conhecem a mesma informação*, não podem mexer no boné, não podem olhar para trás, nem falar um com o outro, qual deles pode dizer (com certeza) qual é a cor da bolinha de seu próprio boné e porquê?
[Atualizado] Resposta aqui (em branco) > O voluntário nº1, assim como o voluntário nº4, não tem nenhuma informação relevante, logo, não consegue deduzir que cor é a bolinha de seu boné. O voluntário nº 3 está vendo uma bolinha de cada cor, ele só pode concluir que seu boné é um dos bonés restantes; como sobra um de cada, ele não chega a conclusão alguma. Agora, o voluntário nº 2, consegue ver que a bolinha a sua frente é azul e ele pode chegar a conclusão que, se a bolinha dele também fosse azul, o voluntário nº 3 falaria logo que sua bolinha é vermelha. Resumindo, o voluntário 2 diz: "Minha bolinha é vermelha porque, se fosse azul, o cara atrás de mim já teria matado esta charada".

33 comentários:

  1. O do meio, pois só há três na sala, o nº 3 que pode ver os outros dois, restará a dúvida, pois os nº 2 está com laranja e o nº 1 com a azul.O nº 2, vai estranhar o nº 3 demorar pra responder, então ele irá deduzir que "se o de traz que pode ver os dois da frente, ainda não disse nada, é porque o nº 2 'não' está com o boné igual ao do nº 1, e se o do nº 1 é azul, o nº 2 só pode ser laranja..."

    Certo?Foi o que eu entendi.

    ResponderExcluir
  2. ué... porque meu comentário foi apagado?

    ResponderExcluir
  3. Eu não apaguei nada.

    Note, está escrito "Esta postagem foi removida pelo autor", entendeu? "Autor"!

    ResponderExcluir
  4. hahaha video erótico eu ainda não vi! :P

    ei!! muito legal essa idéia das charadas!!!!

    agora estou no trab. quando tiver tempo vou ler!

    ResponderExcluir
  5. os que podem dizer com certeza qual a cor da bolinha do seu próprio boné são o 1 e o 2. Pois é só eles perguntarem entre eles as cores de suas respectivas bolinhas, pois no texto não diz que eles não podem falar.

    ResponderExcluir
  6. complementando: o 1 pode perguntar ao 2 e ao 3 qual a cor de sua bolinha, e o 2 pode perguntar ao 3.

    ResponderExcluir
  7. Falha minha então: eles não podem falar!

    ResponderExcluir
  8. Euricéfalo assim não vale, mudar as regras no meio do jogo!! eheheh

    ResponderExcluir
  9. agora vai: o único que sabe com certeza, é o 4. Pois todos sabem da quantidade de bonés e das cores. Os bonés foram colocados antes de eles entrarem nas salas, e se eles foram colocados um a um, o numero 4 viu as bolinhas de todos os outros, ele com certeza sabe a dele. certo???

    ResponderExcluir
  10. não, eles não viram quais bonés foram postos nos outros, eles só sabem o que eu falei mesmo.

    ResponderExcluir
  11. o voluntário 4:
    é só ele sair da sala e ver o boné dos outros :P
    (não diz nada sobre sair da sala)
    tá... apelei x)
    Fora isso... no way

    ResponderExcluir
  12. Diz logo se é o que eu falei... *O do meio, pois só há três na sala, o nº 3 que pode ver os outros dois, restará a dúvida, pois os nº 2 está com laranja e o nº 1 com a azul.O nº 2, vai estranhar o nº 3 demorar pra responder, então ele irá deduzir que "se o de traz que pode ver os dois da frente, ainda não disse nada, é porque o nº 2 'não' está com o boné igual ao do nº 1, e se o do nº 1 é azul, o nº 2 só pode ser laranja..."*

    ResponderExcluir
  13. na verdade, ''samuelfac'' o euricefalo, disse bem claramente as regras: ''não podem mexer no boné, não podem olhar para trás, nem falar um com o outro'' sacou? e.e
    ai euricefalo o/
    daonde diabos você tira essas charadas? gostei pakas, embora só tenha acertado, nenhuma :P
    hsuASHushAUSHuhasuHU

    ResponderExcluir
  14. Ei, como está cada vez mais próximo o dia da Melissa nascer, q tal organizarmos um mega-crossover para dar as boas vindas à ela?

    Caso faça, por favor me convide =D

    ResponderExcluir
  15. Cara-Pálida foi editado, quando eu postei, nao tinha aquela frase.

    :S

    ResponderExcluir
  16. Se o 3 não souber responder, qual é sua cor, ou seja, se 1 e 2 não tiverem coisas iguais. O número 2 dirá que seu chapéu é de cor diferente do que o da sua frente.

    Solução bolada pela .Sistemas!
    haha

    ResponderExcluir
  17. ei, Euricéfalo, te mandei uma corrente que eu recebi, nela, vc tem q falar 9 coisas que ninguem sabe sobre você e indicar pra 3 blogs. qualquer coisa, dá uma passada no meu blog que voce vai entender mais. \o

    ResponderExcluir
  18. Corrente dos blogs
    http://nintendotiras.blogspot.com/2010/08/post-rapido-ainda-da.html

    olha ai, eu indiquei seu blog

    ResponderExcluir
  19. bomberman =D -q
    tipo, se o 3 ta vendo q os 2 primeiros são vermelho e azul, então ele vai achar q o dele pode ser tanto vermelho qto azul =x
    se ele visse 2 cores iguais (tipo, 2 azuis)ele poderia dizer com certeza qo seu boné é vermelho.
    mas aí eu acho q tipo, se o 2 souber q o 3, mesmo vendo os outros 2 bones, ficou na duvida sobre a cor do seu boné, é pq ele vai deduzir q os dois na frente dele (ele e o 1) tem bones diferentes, então logicamente, se o 1 tem bone azul, ele só pode ter boné vermelho
    acho q assim :x

    ResponderExcluir
  20. já falaram algo igual oq eu disse aí em cima =0

    ResponderExcluir
  21. Nenhum deles pode dizer (com certeza) qual a cor da bolinha do seu próprio boné, porque não podem falar um com o outro, ou seja, não pode falar com ninguém. :P
    Rs rs rs

    ResponderExcluir
  22. Eu axo q é o 3º pq vendo a ordem que os otros bonés estao ele poderia saber q o boné dele é azul

    ResponderExcluir
  23. o nº 4 pq está na sala ao lado e ele pode ver os 3 outros na sala

    ResponderExcluir
  24. é o que eu disse... o primeiro (segundo) comentário da charada.

    ResponderExcluir
  25. Essa charada tem 2 modos de serem resolvidos.

    1º solução: O nº2 pode afirmar pois se o chapéu do nº2 fosse azul o nº3 teria falado cor de sua bolinha.

    2º solução: Como eles estão numerados de 1 a 4, quem iria adivinhar seria o nº3, pois se o nº1 tem a bolinha azul e o nº2 tem a bolinha vermelha, pode-se falar que se está seguindo uma ordem, sendo próxima bolinha azul.

    Tenho quase certeza que eu acertei!! xD

    Ótima charada, espero por outras!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. se você vê azul e vermelho, você já consegue colocar em ordem lógica?!

    ps.: a resposta já está no post desde ontem, em branco.

    ResponderExcluir
  27. Seguindo a lógica doque está escrito seria o nº3 pois se ele sabe que tem 2 laranjas e 2 azuis e está vendo 1 laranja e 1 azul... nao vale u.u"

    ResponderExcluir
  28. huum.. não sabia, samuelfac, emtom tá peço desculpas emtom ^^.

    ResponderExcluir
  29. Lógia do par, impar se o nº 3 vê que o nº1 que é também impar e esta com azul então também seria azul e o nº 2 vendo que o nº 1 impar esta de azul então ele seria outra cor, vermelho. e por fim o nº 4 pelo lógia citada estaria com a vermelha.

    ResponderExcluir
  30. o que impede de ser assim?
    1. azul
    2. vermelho
    3. vermelho
    4. azul

    ResponderExcluir
  31. caracas...
    viajei nessa charada....
    Pior né euricéfalo, não pesei em fazer os velhos personagens no novo estilo, seria legal né!!! Na proxima vou ver se eu faço assim. valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  32. nada impediria de ser desse jeito, porém continuo a dizer que assim como as manilhas do truco na sequência de poder paus, copas, espadas e ouro, ou seja preto,vermelhor, preto, vermelho.

    ResponderExcluir

A seção de comentários é para comentar, não é o grande outdoor de anúncios gratuitos. Respeite!
Pedidos de parceria são aceitos, propagandas não.